-
Data e Local
Realiza-se no dia 15 de Agosto, no Barreiro (Feriado Municipal)
-
Duração
10 dias
-
Homenagem/Culto
Culto Mariano
Nossa Senhora do Rosário - Padroeira da Cidade
-
Celebrações / Componentes da Festa
“Festas do Barreiro”
Procissão Religiosa
Arraiais, Música e Bailaricos
Exposições na escola Alfredo da Silva
Artesanato, Desporto, Tasquinhas, Divertimentos, Feirantes
-
Sobre a Festa
Também designada por “Festas do Barreiro”, a festa de culto mariano, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, Santa Padroeira da cidade, realiza-se no dia 15 de Agosto, o Feriado Municipal da cidade, tendo a duração de dez dias.
Esta festa centra-se na imagem que é padroeira de uma igreja denominada de Nossa Senhora do Rosário, um monumento de grandes proporções dos finais do século XVIII. Este templo foi resultado da ampliação, após o terramoto de 1755, de uma pequena ermida que ali existia, a ermida de S. Pedro.
O culto de Nossa Senhora do Rosário tem origem na Ordem de S. Domingos e foi tomando proporções maiores a partir do século XV. As aparições da Virgem em Fátima, apresentando-se como Nossa Senhora do Rosário, deram-lhe maior evidência, estendendo a devoção por todo o país.
No Barreiro esta devoção é a única que se realiza, estando enraizada nas gentes da região desde o reinado de D. Maria I. A lenda conta que a imagem apareceu nas redes de uns pescadores que vinham do Algarve e foram interceptados pelo temporal, fora da barra. Quando isto acontecia, as embarcações costumavam proteger-se nas barreiras.
A imagem pequenina da Nossa Senhora encontrada nas redes originou tanta devoção que levou à fundação de uma irmandade em Lisboa, que mais tarde se juntara a outra do Barreiro. De pequenas dimensões, a imagem ia para o Paço, quando D. Maria I dava à luz os seus filhos. Devota de Nossa Senhora, mandou fazer outra imagem, de maiores dimensões, para que fosse colocada num altar, vestida de ricos tecidos e jóias doadas por D. Maria I.
Anualmente realizava-se uma festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, saindo a imagem desde o Paço até ao Barreiro, voltando novamente para Lisboa. Após a queda da monarquia e inícios da república, em 1910, a imagem permaneceu para sempre às gentes do Barreiro.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário, que sobreviveu até aos dias de hoje, tem a sua festa a 15 de Agosto, organizada pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Todos os anos, nesse dia, a imagem sai da igreja, fazendo um percurso pelas ruas do centro histórico do Barreiro, passando pelo Santuário de Santa Cruz e acabando na avenida Alfredo da Silva, onde regressa à igreja originária.
No dia 15 de Agosto, pela noite, tomam lugar arraiais organizados pelo povo, com muita música e bailaricos. A procissão religiosa com bênção do mar realiza-se nesse mesmo dia, dia do feriado municipal.
Durante o período da festa, a Câmara Municipal organiza exposições na escola Alfredo da Silva, que se situa muito perto da igreja, há música, artesanato, desporto, tasquinhas, divertimentos, feirantes, e muitas outras atracções.