Almada
Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso
-
Data e Local
Realiza-se no dia 1 de Novembro, em Cacilhas
-
Duração
1 dia
-
Homenagem/Culto
Culto Mariano
Nossa Senhora do Bom Sucesso
-
Celebrações / Componentes da Festa
Procissão a 1 de Novembro
Origem após o terramoto de 1755
-
Sobre a Festa
Esta festa de culto mariano realiza-se no dia 1 de Novembro, em Cacilhas, e tem a duração de um dia. O culto de Nossa Senhora do Bom Sucesso tem maior relevância no distrito de Setúbal. Realiza-se desde o período pós-terramoto de 1755, em Cacilhas, no concelho de Almada.
A lenda conta que devido a uma grande tempestade, as águas do rio Tejo ameaçavam a destruição da região localizada à beira-rio. A capela de Cacilhas ficou completamente destruída. Para além do tremor de terra, ocorreu um maremoto, fazendo subir as águas do rio, submergindo parte da povoação. Foi um pescador da zona, que pelos escombros da capela, procurou a santa, a quem os pescadores eram devotos, a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Ao encontrar a pequena imagem, levou-a até a tempestade junto ao rio enquanto rezava, para que esta acalmasse e toda a população se salvasse. Foi assim que a tempestade parou, voltando tudo ao normal, com a população a salvo. Após o milagre foi construído um templo dedicado a Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Desde dessa época, a festa nunca deixou de existir, passando a ser realizada todos os anos, no dia 1 de Novembro, dia do terramoto de 1755. O ponto alto da festa é a procissão que percorre as ruas do centro de Cacilhas, transportando a Virgem até ao cais, para que abençoe o rio Tejo. Anteriormente era organizada por pescadores, actualmente é organizada pelos marítimos, que transportam os passageiros entre as margens do rio.