-
Data e Local
Realiza-se anualmente, desde a quinta-feira anterior ao primeiro domingo do mês de Setembro até à terça-feira seguinte, na Vila de Palmela
-
Duração
6 dias.
-
Homenagem/Culto
As Festas das Vindimas
Promoção do vinho da região da Península de Setúbal
-
Celebrações / Componentes da Festa
Espectáculos e animação, provas de vinhos, exposições, eventos desportivos, as tradicionais celebrações do cortejo alegórico, largadas de touros
Existem três grandes momentos: a Pisa e Bênção do Primeiro Mosto, o Cortejo Alegórico, e a Eleição da Rainha
Feira, arraial, música nas ruas, cortejos
Feira Popular com carrosséis, vendedores de rua, concertos de artistas portugueses e estrangeiros, festivais de folclore,
O “simulacro do fogo no castelo” - magnífica sessão de fogo-de-artifício que encerra as festividades
-
Sobre a Festa
A Festa dedicada à Vindima realiza-se anualmente, desde a quinta-feira anterior ao primeiro domingo do mês de Setembro até à terça-feira seguinte, na Vila de Palmela, tendo a duração de 6 dias. Tem como objectivo a promoção do vinho da região da Península de Setúbal, mas também das frutas.
Desde há muito que a vindima é a última e mais importante tarefa do ano agrícola, sendo uma celebração comunitária, uma aliança entre o trabalho e o divertimento, o cansaço e a alegria misturam-se, proporcionando o convívio entre as gentes, os vindimadores.
Desde 1963, a Vila de Palmela passou a organizar a Festa das Vindimas. A vindima é um trabalho de entreajuda, as pessoas ajudam-se, juntam-se para proceder à vindima de cada um, sem pagamentos, existindo apenas a retribuição em mão de obra. A refeição oferecida a quem participou na vindima ou outra importante tarefa do campo designa-se por “adiafa”. É a recompensa do esforço e da solidariedade, principalmente em terras pequenas, presenteada pelos donos da vinha vindimada ao “rancho”, grande ou pequeno, que ajudou na empreitada.
É a maior festa popular do calendário regional fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho. A Festa das Vindimas oferece um cartaz recheado de espectáculos e animação, provas de vinhos, exposições, eventos desportivos, as tradicionais celebrações do cortejo alegórico, largadas de touros e o afamado espectáculo pirotécnico sobre a vila. Desde o primeiro ano de festa que se tornou claro que a Festa das Vindimas seria composta por três grandes momentos: a Pisa e Bênção do Primeiro Mosto, o Cortejo Alegórico e a Eleição da Rainha.
A cerimónia da Pisa e Bênção do Primeiro Mosto realiza-se no primeiro Domingo de Setembro. Um cortejo de camponeses transportava as primeiras uvas em grandes cestos, desde o Largo do Chafariz até ao Largo do Município. Todos esses cestos eram despejados dentro de uma lagariça, colocada perto da Igreja de S. Pedro, onde a uva é pisada até brotar o primeiro mosto. Após essa transformação é recolhida uma amostra que é analisada publicamente por um engenheiro. Depois de apurado o grau alcoólico, o líquido é transportando em 6 pequenos barris até ao altar, onde é benzido. Deste mosto resultam vários litros de vinho, distribuídos posteriormente pelas várias paróquias do concelho, para a celebração da Eucaristia.
O Cortejo Alegórico alusivo às Vindimas realiza-se também no Domingo, pelas 17 horas, todos os anos subordinado a um tema diferente. No primeiro ano não se diferenciou do Cortejo dos Camponeses. Nos anos posteriores as Casas Agrícolas prepararam carros alegóricos que apresentaram no Cortejo.
A Rainha, símbolo feminino das Festas, presente em todos os actos da Festa, participa no Cortejo Alegórico, ocupando o último carro. Foi nas Festas de 1964 que foi eleita, pela primeira vez, no primeiro dia do evento. A eleição da rainha das Vindimas acontece no dia anterior ao da abertura da festa. O seu “reinado” tem a duração de um ano e as candidatas têm de residir ou ser naturais de Palmela, ter mais de quinze anos de idade e serem solteiras.
Desde as suas origens que esta festa é organizada por uma comissão constituída por notáveis locais, voluntários. A Associação das Festas de Palmela, conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A Festa das Vindimas traz à vila o arraial, o corrupio da gente, música nas ruas, cortejos, fogos e vinho. O Arraial, ornamentado e alusivo à sua temática, anuncia a presença da Festa da Vindima, da Uva e o Vinho.
É o som de um foguete que se anuncia o início da Festa das Vindimas, que as ruas se iluminam e onde é possível provar os vinhos da região, onde há animação, abrangendo diversas iniciativas, desde a Feira Popular com carrosséis, música, vendedores de rua, concertos de artistas portugueses e estrangeiros, exposições, provas desportivas, festivais de folclore, manhãs infantis e largadas de touros. O chamado “simulacro do fogo no castelo” é espectáculo mais aguardado por todos, sendo uma magnífica sessão de fogo-de-artifício que encerra as festividades.