-
Data e Local
Realiza-se no último fim-de-semana de Agosto, decorre entre Sexta-feira e Domingo, em Canha
-
Duração
3 dias
-
Homenagem/Culto
Culto Mariano
Nossa Senhora da Oliveira
-
Celebrações / Componentes da Festa
Largada de touros
Arraial, bandas musicais, bailes e charangas
Sardinhada com pão e vinho da região
Missa solene
Procissão
Festa de grande convívio, em que cada um partilha o seu fogareiro com o visitante e com o vizinho.
-
Sobre a Festa
A festa dedicada a Nossa Senhora da Oliveira, realiza-se no último fim-de-semana de Agosto, decorre entre Sexta-feira e Domingo, em Canha. As festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira são relativamente recentes. Tendo pouco anos de existência, nela participa toda a população da região de Canha. Cabe à população o planeamento e execução de toda a decoração das ruas da vila, utilizando flores de papel. A decoração é mantida em segredo até ao dia de início da festa.
É a meio da tarde de Sexta-feira que se inicia a cerimónia de abertura dos festejos, com a visita dos convidados e do povo de Canha às ruas previamente decoradas de flores de papel. Após a visita, sucede a primeira largada de touros na rua principal da vila. É pela noite que culmina o baile e a música.
O Sábado é o grande dia da festa profana, que se inicia pelas oito horas até à madrugada de Domingo. A festa conta com bandas musicais, bailes e charangas. Às quatro da madrugada de Domingo faz-se a monumental sardinhada, com pão e vinho da região, oferecido pela população aos visitantes. Às cinco horas assiste-se à largada de touros, até às oito horas da manhã.
O Domingo é o dia que é dedicado a Nossa Senhora da Oliveira. A missa solene é ao meio dia, na Igreja Matriz de Canha. A procissão realiza-se ao fim da tarde, percorrendo as principais ruas de Canha. O encerramento da festa acontece à meia-noite, com uma grande salva de morteiros.
É nesta festa de grande convívio que cada um partilha o seu fogareiro com o visitante e com o vizinho. Há arraial, charangas, sardinhas assadas, e largada de touros.