-
Data e Local
Realiza-se no mês de Agosto, entre S. Paulo e a Serra do Louro, mais especificamente na Serra dos Barris, na Quinta da Escudeira em Vale Barris
-
Duração
4 dias
-
Homenagem/Culto
Culto Mariano
Assunção de Nossa Senhora
-
Celebrações / Componentes da Festa
Romaria religiosa
Festejo popular – bailes e arraial
Fogo-de-artifício
Bailes populares
Quermesses
Ranchos folclóricos
Tiro aos pratos
“Vacada”
Procissão e missa
Arrematação e fogaças
-
Sobre a Festa
A Festa da Escudeira realiza-se no mês de Agosto, entre S. Paulo e a Serra do Louro, mais especificamente na Serra dos Barris, onde existe uma capela, na Quinta da Escudeira em Vale Barris. Dura quatros dias. Estes festejos, que remontam a tempos imemoriais, começaram a decorrer de forma organizada por volta de 1750, data da construção da Capela. À romaria religiosa, alia-se o festejo popular de verão, com bailes e arraial. Apesar de ser chamada Festa da Escudeira, o seu culto é mariano, sendo em honra da Assunção de Nossa Senhora.
Esta festa rural e popular inicia-se na sexta-feira, com a actuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Palmela e, em seguida, um fogo-de-artifício, em modo de saudação a Nossa Senhora, assim como um brinde com vários vinhos da região a todos os presentes.
Durante os dias de festa, assistem-se a vários bailes populares pela noite dentro, quermesses, actuação de ranchos folclóricos, e por vezes, tiro aos pratos. É na tarde de Sábado e na manhã de Domingo, que se assiste ao ponto alto dos divertimentos, a “vacada”, num recinto preparado para esse fim. Os peregrinos reúnem-se no recinto das festas às 17:30h de Domingo, para assistir à procissão e à missa. Na segunda-feira celebra-se a missa em honra dos festeiros falecidos, há arrematação de fogaças até de madrugada, como forma de pôr fim às festas da Escudeira.
Em relação à angariação de fundos “As Festas da Escudeira, por serem consideradas património cultural da região, contam com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Palmela e do Parque Natural da Arrábida. Não têm fins lucrativos, todas as receitas provenientes das mesmas são integralmente canalizadas, pela Comissão das Festas da Escudeira, para o financiamento do evento.”
A organização da Festa da Escudeira está a cargo da Associação Nossa Senhora da Escudeira, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, entre outros. Durante as Festas da Escudeira existem bailaricos, piqueniques familiares, fogo-de-artifício, tiro aos pratos, quermesses, ranchos folclóricos, entre outros divertimentos.