-
Data e Local
Realiza-se no dia 30 de Junho (dia de S. Marçal)
-
Duração
1 dia
-
Homenagem/Culto
Santos Populares
Senhor Jesus dos Aflitos
-
Celebrações / Componentes da Festa
Procissão
Romaria
Ritual da lavagem
Arrematação das bandeiras
Almoço entre todos os pescadores da região
-
Sobre a Festa
É no Montijo que se realiza, no dia 30 de Junho, a Festa em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos. No Montijo existe uma grande devoção por parte de toda a classe marítima pelo Senhor Jesus dos Aflitos, quer sejam pescadores, embarcados ou pertencentes a barcos de passageiros. O culto pode ser feito numa pequena capela junto ao rio.
Todos os anos, durante a procissão e devoção a S. Pedro, os marítimos cumprem uma tradição, proveniente do século XVI. Pela manhã, deslocam-se em romaria, transportando as bandeiras da arrematação do ano anterior, até à capela do Senhor Jesus dos Aflitos, onde ocorre o ritual da lavagem. Ainda pela manhã, tem lugar a arrematação das bandeiras para as festas de S. Pedro do próximo ano. Segue-se o almoço entre todos os pescadores da região.
A imagem de Cristo crucificado, venerada numa pequena ermida dos finais do século XVIII, sendo esta feita de marfim indo-português do século XVII, possuindo ainda a cruz original, também indo-portuguesa, ornamentada com incrustações metálicas. O Cristo encontra-se em pose agonizante, o momento do seu último suspiro, olhando para os céus. Esta imagem destaca-se pelo marcado tratamento anatómico do tronco, braços e pernas, desenho dos cabelos e barbas, e pela ornamentação do sendal. As origens desta peça são desconhecidas, terá sido trazida da Índia, em inícios do século XVIII, e oferecida ao santuário local, desencadeando o seu culto, até aos dias de hoje.
Não era a Confraria dos Pescadores de Aldeia Galega que organizava estas festas, mas sim os pescadores, que particularmente as promoviam.