-
Data e Local
Realiza-se no Domingo mais próximo do dia 2 de Agosto (dia oficial da comemoração de Nossa Senhora dos Anjos)
-
Duração
5 dias
-
Homenagem/Culto
Culto Mariano
Nossa Senhora dos Anjos
-
Celebrações/Componentes da Festa
Procissão
Espectáculos
Gastronomia
Divertimentos
-
Sobre a Festa
Em Alhos Vedros, esta festa de culto mariano realiza-se no Domingo mais próximo do dia 2 de Agosto, dia oficial da comemoração de Nossa Senhora dos Anjos, tendo a duração de 5 dias.
A invocação a Nossa Senhora dos Anjos de Alhos Vedros está ligada a uma lenda. Conta-se que após a derrota do exército de D. Afonso Henriques, na conquista de Palmela, os moradores do castelo fugiram para Alhos Vedros, onde os habitantes assistiam na igreja aos ofícios do Domingo de Ramos. Estes, receberam os da vila conquistada e saíram da igreja ao som dos sinos, pedindo protecção a Nossa Senhora dos Anjos, que os atendera. Em memória desta dádiva, os habitantes de Alhos Vedros decidiram celebrar o sucesso do Domingo de Ramos com uma procissão solene, em acção de graças e com sermão, seguido dos ofícios divinos. Os moradores das terras circundantes acediam a esta solenidade com os seus párocos, cruzes paroquiais, fogaças e círios em oferta à Senhora.
A Festa apresenta a sua componente sagrada e profana. É no Domingo que a imagem sai em procissão, percorrendo as principais ruas da freguesia, deslocando-se até ao cais, voltando depois novamente para a igreja. A procissão dura cerca de duas horas, contando com a participação da própria comunidade. A Comissão de festas é composta por membros designados pela Igreja e pela Junta de Freguesia, e é responsável pela organização da festa, planeia vários festejos que se iniciam dez dias antes da procissão, a uma Sexta-feira. Durante a semana festiva, realizam-se espectáculos para todos os gostos, comes e bebes e divertimentos.