top of page
  • Data e Local

        Realiza-se no dia 4 de Maio (Feriado Municipal), na Vila de Sesimbra

  • Duração

        1 dia

  • Homenagem/Culto

        Festas a Cristo

        Senhor Jesus das Chagas

  • Celebrações / Componentes da Festa

        Procissão

        Sermão e a bênção ao mar e às embarcações

        Feira, que decorre ate dia 8 de Maio

        Arraial, tendas de feirantes, de comida e vários divertimentos

        Eventos culturais e recreativos, como espectáculos de música, exposições e palestras, actividades desportivas

  • Sobre a Festa

        A Festa do Senhor Jesus das Chagas tem lugar na vila de Sesimbra durante os últimos dias de Abril e primeira semana de Maio, sendo os dias 3, 4 e 5 deste mês os mais importantes. É a principal festa da vila de Sesimbra, sendo o Senhor Jesus das Chagas o padroeiro dos pescadores. O grande dia é o da procissão, 4 de Maio, feriado municipal.

        Segundo a tradição oral, o culto teve início no dia 3 de Maio de 1534 no reinado de D.João III (1521 – 1557), sendo para a comunidade marítima sesimbrense, a festividade mais importante, a principal festa da vila.

        A lenda conta que em meados do século XVI, durante uma tempestade, uma imagem de Cristo deu à costa sobre uma pedra, conhecida por “Pedra Alta”, que segundo a tradição, nunca fica submersa pela ondulação ou pelo areal em dias de tempestade, ao contrário das outras rochas que a rodeiam. Foram pescadores que encontraram a imagem, e a levaram em procissão para a capela da Misericórdia. Deram-lhe o nome de Senhor Jesus das Chagas, aqui o padroeiro dos pescadores.

        A procissão tem a duração de aproximadamente duas horas, sendo o percurso o mesmo desde o século XVIII. Pela tarde de dia 4 de Maio, após a missa, o andor do padroeiro dos pescadores, previamente adornado de flores naturais, sai da Igreja Matriz levada aos ombros dos pescadores membros da Irmandade do Senhor das Chagas, vestidos com opas vermelhas.

        Nas ruas por onde a procissão passa, o chão está coberto de alecrim e rosmaninho, e nas varandas e janelas estão colocadas colchas. Durante o percurso, faz-se uma paragem no Largo do Município, para bênção da terra, onde a imagem é virada simbolicamente para a zona rural. A paragem da procissão em frente ao mar é no Largo da Marinha, onde se realiza um Sermão e a bênção ao mar e aos barcos enfeitados que, espalhados pela baía assistem e saúdam o Senhor, que abençoa a terra e o mar.

        Após a bênção ouvem-se as sirenes das embarcações, significando a despedida ao seu patrono. No terminar da cerimónia, o Senhor regressa à Igreja Matriz, dando lugar a uma celebração religiosa, que antecede o retorno da imagem à Capela da Misericórdia.

        A imagem do Nosso Senhor Jesus das Chagas, tardo-gótica, feita em madeira, de grandes dimensões, representa Cristo morto na Cruz, com cabelos humanos e com um sendal de tecido ricamente bordado. O esplendor é barroco, assim como a Cruz a que está afixada. Aquando das procissões, o andor é ornamentado ricamente com flores.

        A “tirada” é o peditório feito pelos proprietários dos barcos, industriais, comerciantes e é a principal fonte de receita das festas, assim como o pagamento de promessas “beija-pé”, cerimónia que ocorre durante as novenas.

        Em relação à organização da festa, existem três instituições: a Igreja, que organiza as cerimonias religiosas, a procissão (juntamente com a Comissão de Festas), a novena e as missas celebradas nos dias festivos; a Câmara Municipal, que organiza o arraial, as actividades musicais, desportivas, o aluguer do espaço; a Comissão de Festas, composta por um juiz e uma juíza e os “festeiros” (em regra, pescadores), coordena toda a organização da festa. Muda anualmente, sendo costume o juiz e a juíza proporem os seus sucessores, oriundos da classe piscatória, comprometendo-se a levarem a bom termo a realização das festas no ano seguinte.

        A Festa do Senhor Jesus das Chagas inclui também uma feira, que decorre ate dia 8 de Maio. O arraial, alegre e ruidoso, decorre na Avenida da Liberdade, com as usuais tendas de feirantes, barraquinhas de comida e vários divertimentos. Ao mesmo tempo também ocorrem eventos culturais e recreativos, como espectáculos de música, exposições e palestras.

Festa em Honra do Senhor Jesus das Chagas

Sesimbra

© 2017, por Ana Carolina Macedo

bottom of page